Falarte - Clínica de Terapia da Fala, Lda
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0-6 Meses
Não reage aos Sons;
Não vocaliza;
Bebé silencioso;
6-12 Meses
Não reage aos sons;
Não emite padrões de entoação;
Não vocaliza;
Não faz lalação;
1 aos 2 Anos
Não diz palavras;
Não reconhece o nome;
Não conhece as funções dos objetos do dia-a-dia;
Não usa gestos;
2 aos 3 Anos
Não diz o seu próprio nome;
Não reconhece objetos;
Não cumpre ordens simples;
Não utiliza palavras nem gestos para explicar as suas vontades;
Usa palavras sem sentido;
Não está atendo ao que lhe dizem;
3 ao 4 Anos
Não compreende frases com três palavras;
Não cumpre ordens;
Não reconhece a função de objetos;
A fala compreensível por todos;
Não descreve acontecimentos;
4 aos 5 Anos
Não constrói frases;
Não reproduz histórias ou acontecimentos;
Não obedece a ordens;
Dificuldades em identificar rimas e aliterações:
5 aos 6 Anos
Dificuldades em construir frases corretas;
Discurso incoerente;
Dificuldades em identificar erros gramaticas;
Idade Escolar
Presença de história familiar com atraso de desenvolvimento da linguagem ou dificuldade na aquisição da leitura e escrita;
Atraso na fala em relação às outras crianças;
Produção de frases curtas, com palavras mal pronunciadas, com omissões e substituições de sílabas e fonemas e pouco vocabulário;
Dificuldades de compreensão;
Confusão entre palavras semelhantes;
Dificuldade em recordar nomes de cores, as formas, os dias de semana, etc;
Dificuldade na aquisição de conceitos temporais e espaciais básicos (ontem/amanha, direita/esquerda, antes/depois, …);
Dificuldade em aprender canções e lengalengas;
Não saber as letras do seu nome;
Dificuldade em aprender e recordar os nomes e os sons das letras;
Dificuldade nas sequencias e aprender a rima;
Agitação e distração frequente;
Dificuldade em seguir ordens e rotinas;
Primeiro anos de escolaridade (1º Ciclo)
Dificuldade em aprender as relações entre os sons e as letras;
Dificuldade em ler monossílabos e segmentar palavras simples;
Maior facilidade em aprender algo que é explicado oralmente do que através da leitura e escrita;
Expressão verbal pobre e dificuldade em aprender palavras novas;
Tendência para escrever os números em espelho (com direção e orientação inadequada);
Dificuldade em aprender o alfabeto e tabelas de multiplicar;
Erros ortográficos frequentes nas palavras com correspondências grafo-fonéticas irregulares;
Dificuldade em reter sequências (dias da semana, meses do ano, …);
Recusa ou insistência em adiar tarefas de leitura e escrita;
Falta de atenção/concentração;
Frustração e baixa auto-estima, que pode levar ao inicio de problemas de comportamento;
9 aos 12 Anos
Erros persistentes de leitura (embora melhore ao longo dos anos, continua a ser uma leitura lenta e com esforço);
Dificuldade na leitura e interpretação de problemas matemáticos;
Dificuldade na compreensão de material escrito;
Desagrado e tensão durante a leitura em voz alta, fazendo uma leitura silabada e sem fluência;
Escrita com omissão de letras e/ou alteração de ordem das mesmas;
Erros na cópia;
Dificuldade na compreensão da linguagem oral e escrita;
Dificuldade em seguir instruções;
Embaraço e desconforto quando tem de ler algo oralmente, com tendência para evitar essas situações;
Após os 12 Anos
Tendência para realizar uma escrita descuidada, desordenada e por vezes incompreensível;
Dificuldades na gramática e erros ortográficos, por vezes, com permanência de omissões, alterações e adição da frase anterior;
Dificuldade em organizar uma composição;
Vocabulário compreensivo superior ao vocabulário expressivo;
Tendência para confundir instruções verbais e números de telefone;
Grande dificuldade na aprendizagem de línguas estrangeiras;
Aversão à leitura e escrita;
Aparecimento de problemas comportamentais (poderão existir anteriormente, mas têm maior evidência nesta altura);
Adultos
Dificuldade em perceber o que lhe está a ser dito;
Dificuldade em nomear e identificar objetos/imagens;
Dificuldade em ler palavras, frases e/ou textos;
Dificuldade em escrever o nome próprio, outras palavras, frases e/ou textos;
Dificuldade comunicar através da fala, da escrita e/ou do gesto;
Lentidão na fala;
Alterações articulatórias;
Voz nasalada;
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